Postagens populares

domingo, 14 de novembro de 2010

Palavras do Coração - Pr Carlos Ferreira

DESAFIOS DA VIDA

Os desafios da vida começam bem antes de nascermos. São milhões de seres vivos com tudo para serem completos, com chances iguais de alcançar o alvo. Mas raramente mais que um deles chega ao seu destino. É o primeiro desafio, depois vem toda a dificuldade de um desenvolvimento. Quando a mãe é sadia, sem contaminação de vícios nocivos a saúde, é bem mais fácil. Mas quando temos que nos formar no ventre de uma mãe dependente de tóxicos, com doenças, vida anormal e desregrada! É um sufoco.
Somos “socados” jogados de um lado para o outro, temos que aceitar o que colocam em nosso organismo, não temos como reclamar, não tem ninguém por perto para nos auxiliar, nos orientar em nada. Alguns de nós temos que enfrentar as intemperanças do sistema nervoso da mãe, é rejeitado, jogam em nós uma porção de substâncias para ver se acabam conosco...
E quando já estamos formados, fortes, inteirinhos, acostumados na tranqüilidade e aconchego do útero materno, recebemos ordem de sair para a vida e, enfrentar todos os desafios inimagináveis, até então.
            Saímos por bem, ou a força, se ficarmos em dúvida, se é hora de sair ou não, nos expulsam, somos recebidos com tapas, nossa dor e nosso pranto, faz as pessoas rirem e se alegrarem!
            Quando tudo parece estar bem, sempre tem as desavenças a nossa volta, agem como se não estivéssemos ali, como se não soubéssemos de nada. E é com os exemplos a nossa volta que vamos crescendo e nos firmando. Temos que aprender a andar sobre nossos próprios pés. Sem ir a escolas, aprendemos a falar, repetindo as bobagens que vemos os outros dizerem uns aos outros.
Quando já somos grandes o bastante para não mais precisarmos do colo dos pais, é hora de aprendermos a nossa própria linguagem, separando o que é certo, do que é errado e inconveniente.
            Cada ano que passa, os desafios dos estudos vai sendo vencido um a um, caímos, nos machucamos, apanhamos. Se não dos pais, pior depois da vida. Mas sempre apanhamos...
            Quando pensamos que somos jovens e que sabemos de tudo, vem o desafio do coração. Como distinguir a amizade, da paixão, da atração física ou do amor, O desafio de compreender nossos próprios sentimentos e emoções ditará a felicidade ou angustia de nossa vida futura. O erro na escolha do parceiro ou parceira, Erro na escolha da profissão, dos amigos, das companhias, tudo são desafios que precisam ser encarados. Certamente sozinhos nestes desafios, estaríamos perdidamente arrasados, vencidos.
Por isso precisamos da ajuda daquele que nos formou, que nos fez gente, corpo e espírito, só ele pode nos orientar em todas as questões da vida.
            Quando pensamos que vencemos, que estamos realizados, que temos o mundo a nossos pés, que vencemos financeiramente, emocionalmente e intelectualmente, descobrimos que tudo foi um sonho... O último desafio, a morte é a menos pensada ou comentada. Existem poucos livros sobre o assunto, as pessoas não se preparam para este desafio e as mais precavidas, acham que basta ser proprietário de terreno em um cemitério bem cuidado, ter um caixão caríssimo e, tudo estará resolvido.
            Mas assim como a vida começa antes do parto, a morte não termina com o tombar do corpo em uma sepultura. Somos bem mais que isso... O que nos ajuda em todos os desafios da vida, é o único que pode nos ajudar a vencer o último desafio da vida. Só assim teremos passado no teste de Deus, se somos ou não aptos a viver com ele em um mundo melhor.
            O mundo é o laboratório do Criador, a vida é apenas um teste, cheio de desafios...

EU DENTRO DE MIM


Viajei, no tempo e no infinito... Eu não tinha forma, mas trazia comigo uma missão. Derrepente; vi-me dentro de um pequeno corpo que se formava dentro de um mundo estranho, mas silencioso e confortável. Logo o corpo estava completo, perfeito e frágil, totalmente dependente.
Olhei a minha volta e vi pessoas, seres estranhos que até então, eu não conhecia. Elas tinham reações muito estranhas uma das outras. Umas sorriam e outras choravam. Mas seja como for, independente na forma de demonstrar, sabia que estavam felizes com minha presença.
Eu me mexia de um lado para o outro, mas sentia - me preso àquele corpo delicado e frágil.
Eu ouvia tudo, observava as pessoas, até entendia muitas coisas, mas não conseguia expressar meus desejos a não ser pelo choro. Os dias foram passando e fui ficando forte. Minhas mãos, aos poucos já conseguiam apalpar e até segurar aquilo que me interessava.
Fui cercado de carinho e cuidados, dei muito trabalho. Uma mulher bonita se dedicava o tempo todo em cuidar de mim, logo aprendi a chama - lá de mamãe.
Os dias passaram e minhas pernas foram se firmando. Um jovem alegre, sempre que podia, me pegava no colo falava bastante, brincava, me fazendo rir, logo aprendi a chamá-lo de papai. À medida que o tempo passou aprendi a expressar meus sentimentos, passei a andar e falar. Papai e mamãe faziam sentir - me seguro. Mas nem tudo foi fácil, cai, machuquei - me, sofri a dor da queimadura, eu chorava, sempre que sentia dor, medo, fome ou desconfortável.
Eu ainda não sabia quase nada, nem quem eu era, contudo, sentia - me seguro, alegre e feliz. Logo tornei - me adolescente, percebi que eu era um ser humano com todas as oportunidades que um filho de Deus tem de crescer, aprender, prosperar.
Embora meus pais tivessem me criado, com dignidade e simplicidade, ainda havia muitas perguntas sem respostas.
Os mistérios da vida só passaram a ser desvendados depois que conheci a Bíblia e nela as orientações de Jesus cristo e seus apóstolos.
Depois de meditações e conversas francas com Jesus cheguei as seguintes conclusões:
Nossa existência na terra é muito pequena, tudo passa muito rápido. Chegamos a este planeta, não por acaso, nem pela vontade humana, mas com um propósito. Para cá viemos com missões bem definidas, porém ao fazer uso do livre arbítrio, e nos apegarmos as paixões carnais e ao desejo de posse, passamos a correr, brigar pelos bens materiais e nos desviamos do verdadeiro propósito de nossa existência.
De qualquer forma, temos que enfrentar a todas as provações e desafios da vida. A regra é simples: "Quem não apanha em casa, apanha na rua!”.
Passamos a vida lutando por independência, por liberdade. Primeiro, a independência dos pais, a independência financeira, queremos ser livres, ter a nossa própria experiência de vida...
Na busca da liberdade, nos prendemos ao trabalho, compromissos sociais, esposa, filhos, vícios e desejos. Somos como insetos presos a teias de aranhas e quanto mais surgem às dificuldades, é que muitos de nós, mergulhamos nos vícios e atitudes que nos proporcionarem alguns momentos de bem - estar.
Passamos a abusar do corpo, quando se é jovem, a sensação é que nunca ficaremos velhos. Não percebemos que abusar do corpo; viver uma vida desregrada; pode abreviar ainda mais nossa existência.
Nos esquecemos que não demora que nosso tempo chegue e teremos que, devolver nosso corpo a terra e livre deste corpo mortal teremos que nos apresentar diante de Deus, como realmente somos. Só então saberemos se fomos aprovados no teste da vida ou não.
Enquanto não chega a hora, o corpo é nossa prisão, só a morte nos libertará ao terminarmos o nosso tempo, para vivermos a vida eterna com Deus ou sem ele...
Os desejos da carne, vícios e a conquista obcecada das coisas materiais, nos tornam prisioneiro de nosso corpo e de uma estrutura frágil e com vida limitada. Precisamos buscar a Deus, as coisa espirituais, nos tornamos fortes o bastante para resistir ao tempo, a dor e as provas.
É apenas uma questão de tempo, logo estarei livre e voando no tempo e no espaço, para algum lugar onde é meu verdadeiro lar.

A PEQUENA NASCENTE

Lá no alto da montanha, no fundo de uma caverna escura, de forma milagrosa como a vida; nasce uma pequena nascente, de águas cristalinas.
A primeira gota de água que se depreende da rocha, como lágrima da terra, se junta às borbulhas que vem do lodo, berço que acolhe a pequena lágrima.
Vão se aglomerando formando um pequeno logo, dando vida à velha caverna sombria.
Suas águas correm e se precipitam da montanha, regam o verde da terra, geram vida por todo lugar que passam o logo serão riacho, depois grande rio...
Na trajetória de suas águas, levam toda sujeira humana, geram energia, dão vida ao mundo dos homens, regam as plantações. Matam a sede dos homens e os refrescam da fadiga do dias...
A jornada é longa até chegar ao mar, onde descarrega todo peso da longa jornada, todo lixo, toda sugeria que é purificada pelas muitas águas mar...
Jesus é a fonte de água, nascida do sangue que corria da cruz. Água e sangue corriam de seu sacrifício...
Ainda hoje, como um rio que veio de pequena nascente, correndo entre os vales, o sangue de Jesus também  passa em nossa vida. Nos alimenta, restaura a nossa fé, nos revigora e leva de nós todo peso, toda sugeria da alma.
Chegando a Deus, ele apresenta todos os nossos defeitos... Só então, todas contaminações deixam de existir, pois a pequena nascente que se tornou um rio poluído por nossas culpas ao longo da jornada, deságua tudo no grande oceano do seu imenso amor que a tudo acolhe e purifica...
Há! Como é bom beber de suas fonte de águas. Senhor, faz-me chegar a teus rios, faz-me limpo, faz-me viver.
                           Schamirbitt@hotmail.com

O GARIMPEIRO DE ALMAS

Meu pai é garimpeiro, por várias vezes, tive o privilégio de acompanhá-lo em seu trabalho.
Descendo e subindo montanhas, por meio da mata fechada, até chegar ao pequeno riacho de cascalhos graúdos e cheia de formas.
É interessante que no garimpo busca-se o diamante, em regiões diamantíferas como Tibaji no Paraná, mas no processo da busca, acha-se o ouro que mantém o garimpeiro na sua busca incessante!
No fundo da bateia, gingada com habilidade, debaixo de toda sujeira, acumula-se o ouro. Este ouro vem cheio de impurezas, que só depois de queimado ficará puro, pronto para transformar-se em jóia, ou vendida por bom preço.
E é no fundo da última peneira, bem no centro do cascalho lavado, é que fica o diamante. E ele também é bruto e precisa ser lapidado.
Sou filho de garimpeiro e sou garimpeiro de almas. Às vezes preciso andar muito, passar por caminhos e situações difíceis pelas selvas de pedra, rios de lama, sinto-me muitas vezes sufocado pelos espinhos, a dor incomoda, mas sou garimpeiro de almas, tenho que achá-las, não posso voltar de mãos vazias.
E é no fundo da lama do pecado, entre os cascalhos, que esta toda vida mundana e carregada de violência, pessoas, almas preciosas, que serão provocadas por Deus e terão grande valor em sua glória!
Mas tem também os diamantes, que os tiro do fundo dos cascalhos, estes, grandes ou pequenos, os lapido com minha vida, para mais tarde, enfeitar minha casa...


QUANDO AS LÁGRIAMAS CURAM
Para cada mau, um remédio...Porém, existem males, dores espirituais, machucaduras da alma, que só podem ser curadas pelas lágrimas certas.
Existem vários tipos de lágrimas: lágrimas de dor física que expressa a dor em forma de desabafo.
Existem vários tipos de lágrimas: lágrimas de dor física que expressa a dor em forma de desabafo.
Lembro-me das madrugadas frias, quando meu dente doía, e meu choro de menino, não deixando meus pais dormirem. Papai então dizia: “Chorar não vai fazer passar a dor de dente. O choro será pior, além da dor de dente vai te doer também a cabeça”.
Percebi que papai estava com toda razão, dali em diante só chorava se a dor fosse demais, e ainda chorava baixinho, para não incomodar. Eu entendia que no caso da dor de dente, chorar de nada adiantaria.
Mas um dia, quando já era adulto e passava por grandes angustias na alma, sofrendo da dor de saudade, das desilusões da vida diante de provações que pareciam não ter fim; um amigo me falou: “por que você não chora? Isso é bom”.
Fui para um lugar tranqüilo e deixei as lágrimas caírem à vontade...
Meu coração ficou aliviado. Senti-me consolado. Sim tem situações que chorar é um santo remédio para o espírito abatido, faz bem, consola e rega a alma que se renova de esperança e nos dá um novo brilho no olhar.
As lágrimas que curam, são aquelas que deixamos derramar por amor, na saudade e principalmente se elas vem por estarmos em oração diante de Deus.
O criador vê e entende as nossas lágrimas, um coração quebrantado conquista Deus, que nos devolve em benção, plantada no coração contrito e cheio de esperança. Chorar pode curar e nos fazer acertar...  


O MENINO E O VELHO

Era apenas um menino, tão pequeno e comum, que parecia que ninguém notava...Sentado na soleira, na porta da casa grande e antiga, contemplava o velho; que cansado, descansava na cadeira da varanda, enquanto seus olhos, contemplavam os arvoredos e o gado que subiam do riacho, rumo ao curral... Enquanto o sol se escondia por traz da montanha e se ouvia o apito do trem das 18 horas, que circulava o monte, com destino a Ventania, a pequena cidade a poucos quilômetros do sítio.
O tempo passou e o menino cresceu, andou por muitos lugares e conheceu a vida, porém, nunca esqueceu as histórias e os conselhos do velho avô, que fazia questão de mostrar e falar sobre a natureza, o trabalho e a importância da honestidade na vida de um homem.
O sítio foi vendido, e o velho foi para a cidade grande. Era tarde de verão e lá estava o velho Otávio sentado na sua cadeira, na varanda da casa, olhando a rua, observando as pessoas que por ali passavam. E o menino que se tornou homem, agora sentado na porta, contemplava o velho avô e continuava a ouvir suas sabias palavras. Ele nem imaginava, que o que ele dizia, ficaria gravado para sempre, na mente e no coração do neto.
O Velho avô já não existe e o menino envelheceu... Consciente que o que falar e fizer, marcará também a vida de seus netos. Assim, o menino e o velho sempre terão o que aprender. Um, a como viver...o outro, como morrer dignamente .

TEMPO REVELA OS SEGREDOS

Uma pequena lagarta reclamava da triste vida de animal gosmento e repugnante, se lamentando, rastejando de um lado para o outro.
Um dia, por extinto a lagarta senti a estranha vontade de parar de rastejar e lamentar, para fazer algo importante, a fim de ocupar seu tempo. Começou a tecer um casulo com a idéia de isolar-se do mundo até morrer. “- Me isolarei, ninguém verá o quanto sou desajeitada.” dizia a lagarta desiludida.
Para a lagarta, seria ali o seu fim. Tal era a sua tristeza por viver rastejando ser fria e gosmenta, ninguém a admirava nem notava seus esforços afinal quem notaria aquela coisa feia?
Seu trabalho a obra de arte que realizava, não atraia ninguém. Alguns aquele casulo achavam feio e nojento sem forma. “- morrerei aqui”.Pensou a lagarta.
Então, no tempo certo estabelecido por Deus, a lagarta se transformou em uma bela e delicada e colorida borboleta. Agora, ela sai voando pelos jardins e já não são as lindas flores com seu perfume que chamam a atenção das pessoas que transitam pelo local. Todos querem ver, admirá-la, tocá-la se possível! Para isso alguns a seguem, correm atrás para tê-la para si. Não há quem não a inveje, admire... A velha lagarta cansada e chorosa que pensou ter sido vencida pelo tempo, que acreditava que seu trabalho seria sua sepultura, foi por seu deus transformada em uma criatura bela e formosa,; cheia de vida encantos e beleza.
Isso nos prova que: Não importa a fase difícil que estejamos atravessando, mesmo quando achamos que nosso tempo de vida já se esgotou, deus opera e o tempo revela seus segredos. Cristo nos renova... Nos dá nova chance, ânimo novo, vida nova! No tempo de Deus.
Um homem rastejou, sofreu, trabalhava, criava e ninguém parecia notá-lo. Na luta pela sobrevivência cometeu erros e foi punido e encerrado na sela de uma prisão; casulo horrível e gosmento, fedido e escuro, de onde chegou a pensar que nunca mais sairia vivo...
Mas o tempo agiu, passou por ele, assim como a graça de Deus renovando sua mente e restaurando sua fé, sua energia, sua dignidade e vontade de viver e vencer.
Deus deu asas a sua imaginação, coloriu seu arco ires com as cores da vida da paz, do amor... Como a borboleta, ao se lhe abrirem as portas da liberdade, voou, voou alto e atraiu para si a atenção de pessoas que foram atraídas por sua sabedoria e boas obras.
Todos os dias, este milagre da vida se repete em tantos lugares na vida de tantas pessoas...
Se você ainda não percebeu, observe, deixe o tempo revelar seus segredos, não se deixe levar pela idéia de que haverá um fim. O fim é apenas uma oportunidade de começar, aproximar-se de Deus, revelar seu amor, sua beleza e sabedoria divina... Eu já tive esta oportunidade, sei o efeito do milagre da transformação que só é possível, quando acreditamos que a vida é Deus e Deus está em nós... enquanto tivermos Deus sempre haverá vida e vida bela e abundante.


A VIDA NÃO TEM RASCUNHO


Toda construção requer um projeto, maquetes, detalhes, só depois de corrigido todos os erros rascunhados, todos os itens, orçado os custos e aprovado é que se inicia uma construção.
Durante as edificações profissionais acompanham item por item, mas mesmo assim muitas edificações acabam rachando  até desabando.
 Na vida, estamos sempre construindo alguma coisa cada palavra, gesto, atitude e... Qualquer coisa que façamos, ficará gravada, como uma base de cimento que depois que seca, a forma não pode ser mudada.
As palavras jogadas ao vento têm o poder de se materializarem e tornar-se uma boa ou triste realidade. Mas devemos Ter muito cuidado! A vida não tem rascunho para fazermos projetos antecipados. Não estamos ensaiando viver. Desde que nascemos, estamos vivendo, acertando ou errando,  mas estamos vivendo.
A criança cai quantas vezes for preciso até que aprenda a caminhar, se colocar a mão no fogo uma vez, não quer colocar mais, porém já se queimou!
 Conhecemos alguém durante a convivência, não tem como conhecer primeiro para amar depois. Quando vemos que erramos já estamos sofrendo a conseqüência.
Todas as nossas atitudes e escolhas que fazemos, são ações, medidas que precisam ser tomadas de imediato, sem Termos a mínima idéia de resultado.
Se fosse possível rascunhar a vida, se o dia de amanhã pudesse ser projetado hoje, então não haveria erros, nem acidentes fatais.
Mas a vida  é uma seqüência de surpresas, somos um barco a vela soprado pelo vento, a fé é o leme que poderá conduzir-nos ao porto seguro.
Sem a fé e a confiança em Deus, ficaremos perdidos sem chance de chegar a algum lugar.
Como não podemos rascunhar já que a vida é um improviso constante, devemos tomar muito cuidado com nossas palavras e ações, pois os erros não podem ser apagados, não podemos Ter a vida rascunhada. Daí, a grande necessidade de confiar em deus e não olhar para o passado, mas olhar para frente, saber pisar, andar em segurança observar a vida, afinal, no jogo da vida, cada vez que falhamos, somos submetidos a uma roleta Russa, a chance é uma só, errar é fácil, acertar é difícil, voltar atrás... Impossível!


                                           LIBERDADE

O homem luta por liberdade em toda sua existência. E é preso a este ideal, que muitos morreram tentando sobreviver...
É... A vida é cheia de contraditórios. É irônico pensar que as guerras, travadas em nome da liberdade levou cativos milhões, e em nome da vida se mata todo o dia.
O mundo político em busca de interesses próprios, na conquista de posições privilegiadas, cria situações, depois eles mesmos através da mídia manipulam a opinião pública, formando opiniões e canalizando as ansiedades da população para o desfecho que melhor lhes pareça. Sempre visando manter-se na posição ou subir um degrau a mais em sua carreira política.
É na busca da liberdade que muitos ficaram presos no tempo... Já não mais existem para desfrutá-la se é que ela exista...
Liberdade de pensamento existe, o problema é quando falamos ou escrevemos sobre ela. A liberdade constitucional nos garante a publicação de nossos pensamentos mas não nos defende de nossos algozes furiosos e vingativos, que por sua vez tem também o direito assegurado por lei de descordar e se atravessar em nossos projetos.
A guerra pela liberdade, sai dos campos de batalha e invade os meios mais sofisticados de comunicação. Mas como avaliar se o que estamos conquistando é realmente liberdade, ou estamos nos fechando como em um caracol, sem saída, muitos sendo vitima do interesse financeiro e político de poucos. Quem detém realmente o poder das comunicações, até que ponto você é livre para navegar na Internet sem que esteja preso pela sua privacidade invadida. Livre para apresentar projetos audaciosos em defesa da humanidade sem que não tenha a ameaça mortal de grupos que se sentirão ameaçados quando ao seu poderio político, financeiro ou industrial.
A verdadeira liberdade, esta em um espírito livre, leve e solto, sem traumas de consciência, sem os pesadelos noturnos, sem culpa sem mancha...
Mas seria correto se fechar para o mundo buscando a liberdade interior só para si; quando um moço cheio de boas idéias e soluções simples, sofreu tanto e público para que fossemos livres...
Administrar a nossa liberdade espiritual, sem nos prender no medo de se acovardar diante as ameaças, é  princípio de sabedoria, isso não é mera valentia. É temor de Deus...

                            SOMBRAS DO PASSADO

Nada melhor, que uma vida cheia de alegria, paz, prosperidade; uma família unida, boa fonte de renda, muitos amigos etc. Isto tudo parece um sonho impossível para muitos, mas para alguns é realidade.
Alcançar isto tudo, herdar, ou chegar a todas estas conquistas a qualquer preço é uma outra questão.
Tem pessoas que já nascem em um berço de ouro, mais tarde aprendem a administrar o sucesso e a riqueza, assim passa de pai para filho, por muitas gerações.
Outros ressurgem das cinzas e, com trabalho sério e honesto, conseguem conquistar seu “império”. Mas também tem aqueles, que inconformado com as riquezas de poucos e a miséria de muitos, deixam desencadear dentro de si, a ganância, uma corrida desenfreada em busca do seu espaço, do sucesso a qualquer custo, mesmo que tenha que mentir, roubar, trapacear, pisar em todos a sua frente, onde o alvo é conseguir ser igual aos que tudo possuem.
Mas todos nós, ao viver nosso presente, deixamos rastos, marcas da vida, que poderão tornar-se sombras do passado, sombras estas que poderão nos perseguir e atormentar-nos no futuro, fazendo de cada momento presente um pesadelo  horrível.
Sábio, é aquele que sabe cultivar o que Deus lhe confiou, administrando com sabedoria, seriedade e competência.
Não esbanja com luxuria, vícios e falsos amigos, ou investimentos absurdos. O sábio governa seu lar com amor e, seus negócios com o temor de Deus.
É constante e perseverante naquilo que deseja, não tem pressa, nem se desgasta com o corre-corre da vida, porque confia em Deus.
Seguir a vida com passos firmes, plantando no presente, a semente da paz, do amor, compreensão, dedicação e profissionalismo honesto e competente, é a certeza de um futuro sem sombras do passado.

SINDROME DA IGNORÂNCIA

Ignorante, é uma pessoa que ignora: um fato, pessoa ou situação. Ignora-se, por mera falta de conhecimento, mas muitas vezes, ignora-se simplesmente porque é conveniente para o ignorante.
Sem sombras de dúvida, é muito mais fácil demonstrar não saber de um fato ou situação, fingir não ver, não entender do assunto referido, que Ter que assumir uma postura contra ou a favor. Geralmente saber algo importante ou de uma determinada circunstância, exige atitude responsável, providencias palpáveis.
Para não se “desgastar”, o “ignorante” prefere fugir de cena, ou tentar olhar para outra situação, mudar de assunto ou simplesmente fingir que o assunto ou situação não lhe diz respeito.
Em suma, o ignorante por conveniência é uma pessoa covarde, sem escrúpulos e, com certeza um mal caráter!
Este tipo de indivíduo, geralmente não tem ninguém que o respeite como pessoa, todos simplesmente o tratam com certa tolerância, apenas por se tratar de uma pessoa perigosa, que costuma causar sérios danos a vida alheia.
O ignorante tem mania de querer saber tudo, geralmente gosta de aconselhar, finge ser amigo e adora ser contraditório polemizar é seu forte, mesmo que não tenha a mínima idéia sobre o assunto em questão.
O ignorante ignora o potencial e a capacidade das pessoas a sua volta, gosta de subestimar todos. Se for desafiado, faz logo cara de nojo... Depois sai de fininho como se usasse sapatinhos de algodão.
O melhor remédio para combater o assédio do ignorante e, sua possível invasão de privacidade, causando desgaste intelectual e outros danos a sua vida é IGNORÁ-LO.
Só o veneno da própria cobra, poderá evitar que a picada seja fatal. O antídoto natural ainda é o melhor tratamento. Afastar-se de mansinho, deixá-lo com suas próprias idéias e pensamentos.
Fazer se entender através do silêncio, esquivando-se e evitando debates desgastantes que não edificam, isso causará uma reflexão do “ignorante” e com o tempo, esta pessoa poderá até vir a ser uma pessoa normal. Se isso não der certo, pelo menos você tentou...


                                                          SEM DIREÇÃO
Um automóvel desgovernado, sem ninguém na direção é acidente na certa. Uma embarcação sem ninguém no leme pode causar grandes acidentes.
Uma locomotiva desgovernada sai fora dos trilhos, não consegue para nas estações e causa pânico em seus passageiros. A tragédia é inevitável e fatal para muitos...
Assim, é nossa vida. Umas pessoas desgovernadas, passando pela vida, sem ter idéia de quem realmente é, qual o sentido de sua existência, sem Jesus Cristo para dirigi-la; torna-se uma ameaça para todos os que estão junto dela e, para as pessoas que atravessam no caminho de sua vida, ao longo de sua existência.
Estas pessoas desgovernadas são aquelas que correm em zig – zag, não se firmam, atropelam as oportunidades, passam como um rolo compressor sobre outras pessoas, sem se importar com suas vidas. Se forem prejudicadas ou não.
Estas pessoas sem direção, que pegam carona nas oportunidades erradas da vida, que vivem dando trombadas nas pessoas a sua volta; são afoitas, ligeiras e inconseqüentes.


QUANDO SE É JOVEM
A juventude é a melhor, mais descontraída e fascinante fase da vida.
Quando se é jovem tudo é possível, não existem limites. Existe sempre disposição para se ir adiante, mesmo quando outro já desistiu.
O jovem tem vigor, não vê obstáculos, tem maior facilidade em aprender tudo o que se dispor ou conhecer afundo.
A jovem mulher tem brilho nos olho, ginga ao andar, tem charme e encanto...
O jovem por seus vês sente-se bem andando, correndo, praticando esporte, cuidando do corpo e da cabeça.
Mas... Quando se é jovem? Ser jovem nada tem a ver com a idade, ser jovem é um estado de espírito, é uma força interior que para uns tem pouco duração e mesmo que a idade não tenha nem chegado aos 20 anos a pessoa se sente velho, feia, cansada, parada, por baixo... Não tem ânimo se entrega ao vício, ao fracasso, acha tudo difícil, cansativo, etc.
Por outro lado, pessoas conseguem manter a juventude independente da idade.
Apesar das limitações naturais do seu...


                                         O DESTRUIDOR

Vivemos em um planeta em construção. A cada segundo que passa, novas empresas são registradas, abrem-se clubes, igrejas, lojas, bares indústrias etc.
O planeta cresce e prospera. Por isso, em todas as áreas exige-se que os profissionais sejam competentes, sérios, otimista, que saibam o que estão fazendo e gostem do que fazem.
Assim, em tempos de crises, oscilações do mercado e outras intemperanças da vida profissional. O elemento bem preparado saiba gerir em todas as situações.  
Infelizmente, principalmente em países como o Brasil, os oportunistas que acreditam saber de tudo e que na verdade, não entendem nada, estão infiltrando-se em todos os seguimentos da sociedade, causando danos catastróficos para a população.
É inadmissível que pessoas praticamente analfabetas, sem nenhum preparo, consiga ser eleito passando a ocupar cargos públicos, onde terá o dever de defender os direitos dos cidadãos, lutar pela comunidade; quando na verdade, nem ele próprio conhece seus direitos e deveres junto a sociedade.
Estas pessoas despreparadas passam a ter tanto poder nas mãos, que logo começam a fazer bobagens. Desperdiçam o dinheiro público, autorizam obras absurdas, negam o obvio, brincam com as cidades como meninos levados em um parque de diversões.
As maiorias destes administradores deixam atrás de si um rasto de destruição, mentiras, fraudes, extorsão e outros crimes pelos quais dificilmente são punidos.
Fora do meio político o empresário picareta, forja falência, dá golpe na comunidade, transfere seus lucros para outro banco, brincam com o trabalhador que é honesto e fiel nos seus compromissos.
Estamos rodeados de aventureiros, que ao invés de ajudar a construção de um mundo melhor, buscam satisfazer apenas seus interesses pessoais, indiferentes do prejuízo que possa causar a população.
Diante de tudo isso, é como diz um conhecido: “Só por Deus!”.

TÔ FORA, DANE-SE A HUMANIDADE.
Por mais que sejamos fortes e preparados para enfrentar situações de grandes dificuldades, sempre temos nossos medos, dúvidas e, cada um de nós sabe de nossas limitações.
Contudo existe aquele que acreditam serem super-homens, insubstituíveis e indispensáveis. Mesmo com toda esta superpotência, existe momento na vida de todo ser humano, que a melhor saída seria dizer “To fora, dane-se a humanidade...”.
Muitos agem desta forma, até mesmo lançam suas vidas na morte, achando que com este gesto irão mudar alguma coisa.
Contudo, sabemos que mesmo que homem mais poderoso da terra seja ele um ídolo do povo, amado e respeitado até por seus adversários; se entregar sua vida à morte, desistir da carreira, abandonar a vida pública ou qualquer gesto que faça, poderá deixar saudades, tornar-se à capa de jornais e revistas famosas por algum tempo, mas mais tarde ficará só na lembrança... e possivelmente até caia no esquecimento.
É a prova que no fundo somos todos substituíveis, limitados e frágeis.
Por outro lado, o que seria da humanidade se Jesus Cristo depois de ser açoitado, julgado, ferido, humilhado... Descesse da cruz e ao invés de completar sua missão redentora, resolvesse abandonar a causa e ele dissesse “To fora, dane-se a humanidade!” Então como ficaria nossa esperança de perdão, salvação, vida melhor etc!
O que seria da nossa fé, em que acreditaríamos. Como estaria a humanidade.
Mas ele, o Deus de amor e misericórdia que se fez homem, desceu a te nós,  tomou sobre si todas as nossas cultas e, quando chegou o momento de enfrentar todas as humilhações e sofrimentos. Quando teve que ser crucificado em nosso lugar, ele não desistiu, foi até o fim, completou a obra.
CONFIANÇA

Existe um conselho na Bíblia que diz: “Maldito o homem que confia no homem”.
As pessoas de bem, passam a vida toda tentando provar para a família e a sociedade que são confiáveis. E para isto, investem tempo, dinheiro, o nome e o sacrifício vão mais além.
Para conquistarmos a confiança dos outros, temos que ser pessoas exemplares, tanto na vida profissional como na vida familiar e social, até se abster de certos usos e costumes que para nós parecem normais, mas na ótica dos outros podem denegrir nossa imagem.
Ter a imagem arranhada significa um retrocesso diante da sociedade. O prejuízo pode por fim a uma excelente carreira ao relacionamento amoroso, vida conjugal, estudo dos filhos e causa mal estar aos amigos.
Mas quem confia em quem? Será que alguém se habilitaria a confiar nos políticos? No sistema financeiro, na segurança pública. , etc?
É esta falta de confiança em nossos governantes, nos sistemas e até nos produtos que chegam a nossa mesa, que fazem que a sociedade fique na corda bamba. Pois os setores públicos não somente estão com imagem arranhada, mas são tantos escândalos e descasos que deixou a confiabilidade mais quebrada que arroz de terceira.
E por não se poder confiar, as relações humanas tornam-se frias, as pessoas afastam-se umas das outras.
Quando somos desacreditados como profissionais logo falimos, quando desacreditados na família, vem a separação esse é diante da sociedade é o caos total.
A única saída para não desfalecer nem se dar por vencido são reagir, levantar a cabeça e acreditar que enquanto respirarmos existe esperança e a esperança nos conduz a vitória.
E quando nos tornarmos vitoriosos passamos a confiar em nós mesmos. Este é o princípio do resgate da dignidade.
E ao tornarmos dignos, atraímos as pessoas e reconquistamos a confiança.
O importante é saber, que se falharmos, mesmo que todos as pessoas deixem de confiar em nós e nos encontrarmos no fundo do poço, Jesus nos acolhe nos estendendo a mão.
E é isso tudo o que precisamos para recomeçar - mos e dar a volta por cima.
APRENDENDO COM O PAI
Quem já não ouviu a frase "filho de peixe, peixinho é!" O filho realmente aprende com o pai, nem sempre exercerá a mesma profissão, nem todo filho de artista é artista, nem todo filho de pastor é pastor, político, médico, professor, etc. exercerá a mesma profissão ou função. Mas no geral, há muito que um filho aprender com o pai.
Daí a seriedade, a responsabilidade  paterna de passar paro filho uma imagem forte seria, leal amiga.
Não é sempre que pai e filho vivem juntos. A nossa sociedade hoje é bem mais desapegada que a 30 anos atrás. Mesmo assim, aquilo que chegar ao filho de informação dobre o pai, o filho consciente ou inconscientemente passará a se deixar influenciar.
Este é um ponto importante para que uma mulher analise muito bem com que tipo de homem pretende trazer um filho ao mundo.
Já está provado cientificamente que a nossa "cartilha genética" passa de pai para filho, isso faz com que o filho adquira costumes e parte da personalidade do pai, alguns podem ser bem visíveis, como, gestos, andar, gosto e até pontos de vista em comum.
Para isso acontecer o pai nem precisa estar junto do filho.
Quando o filho tem o pai por perto o aprender com o pai, vai depender muito do jeito com que o pai conquistará a atenção e o respeito do filho.
É por isso que: ou o filho aprende com o pai, se interessa pelas mesmas coisas, torna-se amigo e companheiro ou sentindo-se pressionado e sem o caminho do pai o filho procura em outros da sua turma, jeito, filosofia de vida, costumes vícios, etc. Que nada tem a ver com seu pai. Pai conquiste seu filho e ensine-o bem antes que o mundo o roube de você.


 ESTOU ENVELHECENDO...

E...O tempo passou depressa... Rápido demais, tantas coisas aconteceram, boas e ruins, boas que pude curtir, viver, amar... E, ruins que me ajudaram a amadurecer no tempo certo.
Estou envelhecendo, Lentamente... Como um rio que sai de nascente, no começo é pequeno e puro de águas límpidas, não conhece seu caminho, onde e para onde segue, nem tão pouco faz idéia das tantas curvas da longa jornada. Passa por frestas de rochas, despenca em abismos, penetra na escuridão da terra, ressurge em grandes lagos aquecidas pelo brilho do sol; levando consigo as marcas do caminho, marcando por onde passa...
Como o rio que despenca em cachoeiras, fazendo-se ouvir seus gemidos, produzindo vidas e... Morrendo aos poucos, É... Sou como um rio que envelhece, de tanto levar por frente, o peso dos restos, que lhe jogaram, enfraquecido pela vida que lhe tiraram, carregando-o com o veneno trazido por erosões...
E..., Ao chegar no seu fim, cansado, entrega-se ao mar imenso que o devora... Como a morte espera o velho enfraquecido pelo peso dos anos vividos.
Estou envelhecendo... Sinto isto em meu corpo, nas rugas da minha pele no tremular das minhas mãos... Meus corpos já não respondem, meus olhos escureceram, da luz, só vejo o clarão...
Envelheço, trazendo em mim tantas marcas, lições de uma vivência, conhecimento acumulado... Mas, para que? Se ninguém me ouve?
Não demora, estarei devolvendo meu corpo a terra, como o rio se entrega ao mar no fim da jornada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário